CURSO DE MANUTENÇÃO EM CELULARES, SMARTPHONES E PDA

CURSO DE MANUTENÇÃO EM CELULARES, SMARTPHONES E PDA

Artigos

Tipos de bateria de celular (NiCd /NiMH /Li Ion /Polimero Li)


Baterias NiCd


Celular Baterias NiCd

A bateria de níquel cádmio (também conhecida pelo seu acrônimo NiCd) foi o primeiro tipo de pilha ou bateria recarregável a ser desenvolvida.
As baterias de níquel e cádmio eram as mais usadas há alguns anos atrás para equipar celulares, porém, começaram a ser substituídas pelas baterias de NiMH e mais atualmente, pelas baterias de lítio. Está cada vez mais raro encontrar baterias NiCd equipando os modelos de celulares novos.

As baterias NiCd têm baixo custo, porém têm menor tempo de vida útil, além de menor capacidade de carga, e podem sofrer de um problema chamado "efeito memória". Quando isso ocorre, a pilha deixa de ser carregada totalmente por sua composição química dar sinal de que a carga está completa. Para entender melhor, imagine que uma pilha tem um efeito memória que atinge 10% de sua capacidade. Isso indica que sua carga será de 90%, pois a pilha indicará que os 10% restantes já estão carregados.

O efeito memória acontece quando resíduos de carga na pilha induzem a formação de pequenos blocos de cádmio. A melhor maneira de evitar o problema é não fazer recargas quando a bateria está parcialmente descarregada. É melhor esperar até a pilha descarregar e deixar de ser possível utilizá-la no aparelho para então recarregá-la.

As pilhas NiCd estão cada vez mais em desuso, pois além do efeito memória, de terem menor capacidade e menor tempo de vida útil, esse tipo de bateria é muito poluente, já que o cádmio é um elemento químico altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente.

Bateria de NiMH

Baterias NiMH


A bateria de níquel-hidreto metálico (Ni-MH) têm a vantagem de serem menos vulneráveis ao "efeito memória" e também serem menos tóxicas. Também podem armazenar mais energia se comparadas com as baterias NiCd. A desvantagem é o custo mais elevado.


Baterias Li-Ion


Bateria de Li-Ion
A mais recente dos tipos de bateria de celular citados, possui inúmeras vantagens sobre os outros tipos de bateria. Podem armazenar muito mais energia, propiciando tempo de uso maior sem necessidade de recarga, além de serem mais leves. Atualmente, a maioria dos celulares vem equipada com esse tipo de bateria.

Outra vantagem das baterias Li-Ion é que não são afetadas pelo "efeito memória" e podem ser recarregadas sem necessidade de esperar a carga total.


Baterias de Polímeros de Li


Bateria Polimerio Li

As baterias do polímero de lítio são um tipo de bateria recarregável do íon do lítio. Estas utilizam um polímero seco que permite serem manufaturadas em uma variedade maior de formas e tamanhos do que baterias do íon do lítio.

As baterias do polímero do lítio utilizam também um eletrólito para aumentar a condutância, são mais leves, pois não requerem as embalagens do metal como nas baterias de Li-Ion e são mais seguras (o eletrólito do polímero usado não é inflamável).

As desvantagens é que são mais caras, não seguram tanto a carga e possuem menos ciclos em comparação as baterias de Li-Ion.