CURSO DE MANUTENÇÃO EM CELULARES, SMARTPHONES E PDA

CURSO DE MANUTENÇÃO EM CELULARES, SMARTPHONES E PDA

Artigos

Dúvidas sobre baterias de celular


Celular Carregando


Preciso dar uma carga de 12 horas ou quase um dia em minha bateria nova?


Não mais. As baterias antigas, feitas de níquel-cádmio (NiCd) ou níquel-metal hidreto (NiMH), precisavam desse processo, chamado de "condicionamento". As atuais, de íons de lítio, já podem ser usadas normalmente desde a compra.


Como sei que bateria meu celular usa?


Basta abrir seu aparelho e olhar a bateria. Deve haver uma etiqueta que informa a sua composição e a tensão, além de outras informações como país de origem e modelo.

O que é efeito-memória?


Com o uso constante, as baterias de NiCd e NiMH tendem a registrar como carga total apenas a diferença entre os 100% e o ponto inicial da recarga. Assim, se elas fossem recarregadas com 30% de energia útil sobrando, iam entender que nas vezes seguintes seria necessário somente 70% do restante, mesmo que estivessem esgotadas completamente. Essa perda da capacidade e o chamado efeito-memória. Ele não existe nos dispositivos de íons de lítio.


Então posso recarregar meu celular constantemente?


Sim. Atualmente não é mais preciso esperar acabar toda a carga para ligar o aparelho em alguma fonte de energia.

Jogo no Celular

Que recursos gastam mais a bateria?


Sem dúvida, jogar e ouvir música no aparelho. Essas atividades consomem muito mais energia do que falar. Celulares com visores altamente coloridos (262 mil cores e mais) também se esgotam mais rapidamente.

É perigoso deixar o celular o dia inteiro na tomada?


Não. Os carregadores originais (de fábrica) e tão somente esses, possuem sistemas de proteção que cortam a corrente quando a carga está completa, protegendo o aparelho. Se o telefone estiver ligado o carregador irá abastecê-lo quando necessário.

É seguro usar carregadores "genéricos"?


Não. Segundo os fabricantes, muitos carregadores vendidos em camelôs ou nos faróis, por exemplo, não possuem mecanismos de segurança para controlar a faixa de voltagem adequada para cada tipo de bateria, podendo causar sobre aquecimento e danificando-a.

Existem carregadores mais rápidos do que os normais? Eles são seguros?


Sim. Os fabricantes vendem carregadores capazes de enviar mais energia em menos tempo para a bateria, mas eles custam mais caro devido a essa tecnologia. Celulares de ponta vêm com esse tipo de acessório.


Celular Explode

É verdade que baterias explodem?


Descuidos por parte dos usuários, defeitos de fabricação ou o uso de baterias e carregadores falsificados são as causas para a explosão de um celular. Especialistas dizem que, se aparelhos e acessórios são originais, como afirmam seus donos, ou as empresas estão fazendo produtos com algum problema técnico ou os consumidores não estão sabendo utilizá-los corretamente por falta de informação.



Como sei se minha bateria está funcionando direito?


Se você desconfia que a energia do aparelho dura menos do que deveria, leve-o a uma assistência técnica e peça para testar a bateria em aparelhos especializados.

Posso jogar minha bateria no lixo depois que ela acabar?


Não. Mesmo as baterias atuais contaminam o ambiente com seus elementos químicos. Leve sua bateria usada para um posto de venda de qualquer fabricante ou operadora de celular, onde ela será encaminhada para armazenamento seguro. Essas baterias não são recicláveis nem se degradam na natureza.

O que acontece quando a bateria é descartada sem cuidado algum?


As pilhas e baterias quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d´agua e os lencóis freáticos, afetando a flora, a fauna e o homem através da cadeia alimentar.


Descarte correto bateria celular

Quais as consequências disto?


Existem diversos componentes tóxicos nas baterias de celular, tais como o níquel, o cádmio e o lítio. Estas substâncias são tóxicas e podem afetar o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois são bioacumulativas, podendo causar diversas doenças no homem.


Posso devolver baterias que estejam quebradas ou vazadas?


Sim. Essas baterias representam um grande risco de contaminação para as pessoas e para a natureza. Neste caso é preciso evitar o contato direto usando luvas de borracha.

Quanto dura uma bateria de celular?


Em média 3 anos ou 400 recargas.