CURSO DE MANUTENÇÃO EM CELULARES, SMARTPHONES E PDA

CURSO DE MANUTENÇÃO EM CELULARES, SMARTPHONES E PDA

Artigos

Códigos de Celular (NAM /ESN /MIN /SID /NID)


O que é NAM?


Sigla de Number Assignment Module (Módulo de Designação de Número), é uma memória existente em telefones celulares que guarda dados sobre o aparelho e o número da linha a ele associado. Aparelhos com opção de configurar duas ou mais NAMs possibilitam registrar o telefone em mais de uma região.


O que é programação NAM?


Este tipo de programação é utilizado apenas em aparelhos da tecnologia CMDA. A programação numérica de assinante fica armazenada numa EPROM (memória programável apagável somente de leitura) com função de NAM. É efetuada pela empresa ou por revendedores credenciados.

Dependendo do tipo e modelo do aparelho essa programação pode ser feita pelo próprio teclado. Existem outros métodos para esses aparelhos que não tem acesso como por exemplo o gravador de EPROM e o uso de um software específico de acesso a memória dos aparelhos através do conector de sistemas.

O que é ESN?


Cada aparelho recebe um número de série (ESN - Eletronic Serial Number). Este código é gravado pelo fabricante na EPROM do aparelho. O ESN é permanente e não pode ser reprogramado.

O que é MIN?


A MIN é a identidade do aparelho, possui 34 bits binários para 10 números decimais de telefone ou 24 bits para telefone com 8 dígitos, como é no Brasil. A MIN pode ser reprogramada, sempre que necessário, no caso de troca de linha e necessário reprogramar a NAM como o novo número para a ativação.

O que é programação SID e NID?


O SID (Sistema de Identificação) possui 15 bits e é utilizado para controlar o aparelho. É um sinal processado entre CPU da ERB (Estação Rádio Base) e a CPU do receptor do aparelho. NID (Network Device Interface) é um dispositivo que serve como ponto de demarcação entre o circuito local da operadora e local dos clientes.

Toda programação de aparelho CDMA exige uma programação de SID e NID para que seja identificada a área de origem da linha. É essa programação que indicará a posição de roaming da linha.